Criando vídeos mpeg a partir de figuras

Geralmente a análise de uma simulação numérica é feita através de gráficos e o comportamento das partículas é analisado em diferentes instantes de tempo. Aí ao invés de ver um zilhão de figuras tive a idéia de juntar todas em um arquivo de vídeo e descobri que o ffmpeg faz esse trabalho com folga: é possível combinar um número qualquer de figuras em sequencia formando um único arquivo de vídeo.

Obviamente isto não é útil apenas no caso de simulações númericas e o processo é bastante simples:

  • Primeiro é necessário instalar o ffmpeg. Para isso habilite os repositórios adicionais e procure por ffmpeg no synaptic ou digite no terminal

sudo aptitude install ffmpeg

  • Agora a parte prática. Antes de criar o filme é preciso renomear suas figuras seguindo um padrão (caso isso ainda não tenha sido feito), como por exemplo

fig-1.png, fig-2.png, fig-3.png, …

  • Com todas as figuras renomeadas, para criar o filme digite no terminal

ffmpeg -f image2 -i fig-%d.png movie.mpeg

onde %d substitui o número da imagem (se o nome das figuras for algo tipo fig-001.png você precisa trocar o %d por %03d).

Pronto, um arquivo chamado movie.mpeg foi criado com todas as suas figuras. Agora é só abrir o seu player preferido (totem, mplayer, vlc,…) e ver o resultado.

O comando mostrado aqui é o mais simples possível. O ffmpeg apresenta inúmeros recursos, como por exemplo mudar a quantidade de quadros por segundo (fps). Você pode ver isto e muito mais no FAQ do programa.

Fonte:

http://www.sfair.org