Lançado Blender 2.48


Foi lançado o Blender versão 2.48. Com grande foco na esquecida Game Engine, graças ao projeto apricot, muitos recursos foram adicionados.

Confira os novos recursos da versão 2.48 do Blender.

Materiais GLSL em tempo real: Você pode ter muitos dos materiais do Blender renderizados em tempo real na janela 3d e na game engine, incluindo buffers de sombreamento. Este último recurso necessita de uma placa 3d mais atualizada e com um bom suporte a sombras.

Lógica de jogo: A lógica de jogo e a edição de nível de jogo melhorou de muitas formas. A mais notória mudança são os estados lógicos, que permitem agrupar "logic bricks" em simples estados da engine ou ativá-los e desativá-los fazendo transições entre eles.

Bullet Softbody: A GE do blender usa a biblioteca Bullet para os efeitos de física. A biblioteca foi atualizada para a versão mais recente e agora suporta dinâmica de 'soft body". A biblioteca suporta colisões entre soft bodies e corpos rígitos assim como interações entre todos os tipos de objetos.

Notas da Game Engine: A GE está devolta e segundo a equipe blender: melhor do que nunca. Vários itens foram aprimorados na GE.

Sombras coloridas: Agora é possível criar sombras coloridas. Embora isso não seja possível no mundo real, permite aos artistas dar um melhor acabamento em seus trabalhos sem precisar usar a GI (Global Ilumination).

Modifier Shrinkwrap: Baseado em um projeto do Google Summer of Code, este recurso permite que um objeto se adapte ao redor de outro objeto.

Modifier Simple Deform: Este modifier permite que seja possível simples modificações de distorção em Meshes.

Grease Pencil: Permite anotações, esboços e até anotações animadas. Perfeito para trabalhos colaborativos ou anotações de diretores.

Ferramentas de Animação: Muitas melhorias foram implementadas, principalmente no mecanismo de inserção de quadros chave.

Sol, céu e atmosfera: Esta nova opção permite simular sol, céu e atmosfera. Vários novos recursos estão disponíveis para alcançar resultados artísticos.

Estas e muitas outras melhorias podem ser conferidas no post oficial da página oficial do blender.