16 países aderem ao formato ODF

A ODF Alliance, liderada pela Sun e IBM, anunciou os países que poderiam usar o ODF como formato padrão dos documentos

O Open Document Format (ODF) continua ganhando espaço entre os governos como o formato escolhido para elaboração de seus documentos, a despeito do formato da Microsoft, o OOXML, reconhecido como padrão internacional. A ODF Alliance, que tem suporte da IBM e da Sun, anunciou que Alemanha e Uruguai se juntaram aos outros 14 países e oito governos regionais na adesão do ODF, e não do OOXML, como formato para seus documentos.

A importância do apoio de governos foi evidente quando os apoiadores do ODF ganharam a adesão do governo de Massachusets, nos EUA. O Estado afirmou que a decisão se baseou em tornar os papéis acessíveis para qualquer pessoa no futuro.

Desde a decisão de Massachusets, nenhum outro estado norte-americano aderiu ao formato. Mas, entre os países que optaram pelo ODF, estão Bélgica, Brasil, Croácia, Dinamarca, França, Alemanha, Japão, Malásia, Holanda, Noruega, Polônia, Rússia, África do Sul, Suíça, Uruguai e Venezuela. Além disso, aderiram ao ODF dois departamentos espanhóis, dois na Índia, um na Argentina, um na China e o Estado do Paraná.