A nova ortografia da língua portuguesa

A nova ortografia da língua portuguesa já entrou em vigor e apesar do prazo longo para se adaptar (até 2012), o quanto antes se acostumar, melhor. Então vamos à algumas ajudas práticas:

A livraria melhoramentos disponibilizou para download gratuito o Guia Prático da Nova Ortografia, de Douglas Tufano. Um excelente guia para ter à mão.

Para quem usa o Firefox, uma extensão que ajusta o excelente dicionário do BROffice está disponível na página do BROffice. Basta seguir as instruções:

Para instalar o Vero em seu navegador Firefox:

  1. Baixe o arquivo Vero_pt_BR_V200AOC.xpi em sua Área de trabalho.
  2. Abra seu navegador Firefox.
  3. Arraste e solte o arquivo que você baixou para dentro da janela do Firefox, ou comande Arquivo -> Abrir arquivo, localize o arquivo do Vero e abra-o. Caso não o encontre no local esperado, verifique que o tipo de arquivo a procurar é todos os arquivos *.*.
  4. A janela dos complementos do Firefox abrirá para você confirmar a instalação.
  5. No término da instalação, re-inicie o Firefox.

Para instalar o Vero em seu leitor de e-mails Thunderbird:

  1. Baixe o arquivo Vero_pt_BR_V200AOC.xpi em sua Área de trabalho.
  2. Abra seu leitor de e-mails Thunderbird.
  3. Em Ferramentas - Complementos clique em Instalar.
  4. Localize o arquivo do Vero e clique em Abrir.
  5. No término da instalação, re-inicie o Thunderbird.

Na mesma página estão disponíveis os verificadores ortográficos atualizados para o BROffice.

A Microsoft divulgou nota informando que a atualização do corretor do pacote Office, que inclui o editor de textos Word, será gratuita. Entretanto, ainda não há previsão de quando a ferramenta será disponibilizada aos usuários, apenas que deve ocorrer dentro do período de transição, que vai até 2012. Nesse prazo, também deverão ocorrer as mudanças nas interfaces dos programas da Microsoft, como os menus do Windows. Também já está definido que as novas regras serão adotadas no Windows 7 e Office 14, novas versões do Windows e do Office, da Microsoft.

Fonte: Rodrigo Stoledo