Foi inaugurada hoje 1ª biblioteca do Paraná para portadores de deficiências visuais

Foi inaugurada hoja (25/05) na Biblioteca Municipal de Cambé, a primeira biblioteca livre do Paraná destinada à portadores de necessidades especiais (deficientes visuais). O Dr. Ricardo Tadeu da Fonseca, desembargador do TRT da 9ª Região, portador de deficiência visual, foi convidado para prestigiar a solenidade.
Esse projeto nasceu nas reuniões do Rotary Club de Cambé. Os sócios decidiram criar algo livre, sem vínculos, buscando a inclusão digital, cultural e social dos deficientes visuais. Com doações, montaram dois computadores.
Porém, a dificuldade era conseguir softwares (programas) para dar vida ao projeto. Com o apoio da Organização BrasiLLinux foi possível compilar uma distribuição do Sistema Operacional Linux, um interpretador de texto e ainda os livros digitados. A BrasiLLinux também produziu uma versão que roda diretamente em uma mídia removível, facilitando para que outras instituições possam criar bibliotecas semelhantes.
A Prefeitura participa do projeto cedendo espaço da Biblioteca Municipal, adaptação do espaço com piso tátil, treinamento de pessoal para condução até a posição de leitura, bem como instruções básicas para os novos usuários do projeto.
Conforme a presidente da Fundação Cultural e Artística de Cambé, Arísia Mendes Gonçalves, o conteúdo de 2.200 livros está à disposição dos deficientes visuais para que eles possam ouvir essas obras. Ela fez questão de parabenizar o Rotary Club de Cambé por essa iniciativa.