Desmontando um dispositivo ocupado

Às vezes quando vou desmontar meu chaveiro USB (USB Flash Drive), o comando umount retorna a mensagem "umount: /mnt/flash: o dispositivo está ocupado", e o dispositivo não é desmontado. Como faço para desmontá-lo?

Continue



Resposta:

O comando não consegue desmontar dispositivos que estão sendo usados. Então para desmontar o dispositivo é necessário fechar todos os programas que estão usando arquivos do dispositivo, como por exemplo: editores, navegadores, visualizadores de imagens etc. Além disso, caso exista algum terminal com caminho corrente igual a uma pasta do dispositivo, o caminho corrente deste deve ser modificado, ou o terminal deve ser fechado.

Se você não conseguir localizar os programas que estão usando o dispositivo, não se desespere, o comando "fuser" irá lhe auxiliar. Exemplo de uso:

# fuser -vm /mnt/flash/

Saída do comando acima:
USER        PID   ACCESS   COMMAND
/mnt/flash/:         fulano     3599   F...    vi
fulano     3629   f....    xpdf
fulano     3632   ..c..    bash

Agora você tem uma lista dos programas (na verdade processos) que estão usando o dispositivo montado em "/mnt/flash". Você poderá fechá-los manualmente, caso não consiga, poderá matar os processos, uma vez que agora você conhece os identificadores dos processos (PID).

Exemplo de como matar os processos que estão utilizando o dispositivo montado em "/mnt/flash":

# kill -9 3599
# kill -9 3629
# kill -9 3632


Depois de fechar os programas (ou matar os processos) que estão utilizando o dispositivo basta desmontá-lo como de costume.

# umount /mnt/flash/

Fonte: Prof. D.M.T.