ACATE lança banco de talentos para TI catarinense

Com o crescimento anual de 20 a 30% no mercado tecnológico catarinense, a falta de mão de obra qualificada se torna constante, já que o contingente de estudantes com formação superior e técnica não supre a demanda existente. A ausência de canais adequados para que candidatos busquem oportunidades no mercado de trabalho também é outro fator que contribui para a dificuldade em encontrar profissionais capacitados. Para ajudar empresas e gestores de RH do setor tecnológico catarinense, o site da ACATE - Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (http://www.acate.com.br) lança um sistema para cadastro de vagas pelas empresas e de currículos pelos candidatos. O intuito é divulgar os postos de trabalho existentes na área e ser referência para as empresas na busca por profissionais.

Vários postos de trabalho estão sendo criados no pólo tecnológico catarinense, que abrange 2 mil empresas em todo estado, sendo 450 só na capital. De acordo com o presidente da ACATE, Rui Gonçalves, atualmente 20 mil empregos diretos são gerados no setor a nível estadual, sendo 5 mil só em Florianópolis. Para cada emprego direto gerado, outros 15 indiretos são criados. "Técnicos programadores são os profissionais mais requisitados. Só na Grande Florianópolis, aproximadamente 100 vagas estão em aberto para o setor de tecnologia", destaca o presidente da ACATE.

Comparado com outras economias importantes do Estado e de Florianópolis, como o turismo e construção civil, por exemplo, os empregos do setor tecnológico se destacam por terem melhores salários para a população e representarem oportunidade de crescimento profissional baseado no capital intelectual, aponta Rui Gonçalves. O sistema disponibilizado pela ACATE em parceria com a associada Kombo, que atua com sistemas para gestão de pessoas, pode ser acessado diretamente pelo endereço http://www.acate.com.br/index.asp?dep=11.

O cadastro é gratuito tanto para as empresas quanto para os profissionais, no site da ACATE: http://www.acate.com.br