Como configurar o Grub2 no Ubuntu 9.10

Após instalar o Ubuntu Karmic Koala, muitas pessoas se surpreenderam ao constatar que o /etc/grub/menu.lst não estava mais disponível para configurá-lo, principalmente quando há mais de um sistema operacional em nossos micros, seja o Windows ou outras distros GNU/Linux.

O famoso Grub-legacy foi substituído por um aparentemente "nada amigável e confuso arquivo" /etc/grub/grub.cfg, que funciona de maneira bem diferente a que todos nós estávamos acostumados e naturalmente reclamamos. O interessante é que a maioria das informações a respeito de como tratar o Grub2 estão em sua totalidade em inglês e não raro poucos o dominam. Então, vamos tentar objetivamente sintetizar os passos necessários para essa empreitada. Mas antes permita-me:

1. Os motivos da mudança:

Os desenvolvedores deste projeto estavam insatisfeitos com o Grub-legacy devido a algumas limitações deste último em que os impediam de realizar certas configurações. Assim decidiram: - Vamos fazer algo melhor, que atenda plenamente nossas necessidades! E eis que nasce o Grub2 e já é uma realidade, assimilado pelas grandes distribuições no qual o Ubuntu se inclui!

LER MAIS